segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Sistema biométrico


O Ministério da Saúde, na pessoa do seu responsável máximo, Correia de Campos, decidiu implementar um controlo de presenças através do recurso ao sistema biométrico.
Este novo sistema, vem substituir o vulgar livro de ponto, onde uma simples assinatura atesta a presença da dita pessoa no seu local de trabalho. Por outras palavras, o trabalhador quando chega ao seu local de trabalho assina o referido livro, e quando sai, volta a assinar.
No entanto, o que ao longo do tempo se assistiu, é que este controlo de presenças, falhou redondamente, pois, e pegando-se no exemplo dos médicos, diversas eram as ocasiões em que apesar de haver a assinatura de entrada do médico, que indicaria a sua presença no seu posto de trabalho, ele aí não se encontrava. Acrescenta-se, que este mesmo médico não tinha a necessidade de estar presente para assinar quando acabassem as suas horas de trabalho, dado que algum colega iria assinar por si, atestando assim a sua presença durante as horas exigidas por Lei. O que se verificava, é que durante este período, estaria a trabalhar no seu consultório ou em alguma clínica privada.
Assim, este novo sistema de controlo de presença, vem repor a ordem, mas como é óbvio, em particular médicos e enfermeiros, já vieram manifestar a sua oposição, por seu turno, e curiosamente, o pessoal administrativo não se manifestou contra, talvez por serem os únicos a cumprir aquilo que a Lei determina e como tal será indiferente para eles, que as suas horas de trabalho sejam verificadas com o recurso ao livro de ponto ou à biometria.
Lamenta-se aqui esta falta de humildade e honestidade por parte dos médicos e enfermeiros, pois o que esta medida procura é simplesmente rigor, até mesmo no controlo das horas extraordinárias reivindicadas por estes.

3 comentários:

  1. A reacção do digníssimo Bastonário da Ordem dos Médicos é que é um insulto à inteligência do povo português... IDIOTA!

    ResponderEliminar
  2. A afirmação dele deixou-me de boca aberta, e passo a citar: "a soberania da ordem dos médicos sobrepõe-se a qualquer governo e a qualquer Ministro". E esta hein?!

    ResponderEliminar
  3. E eu acrescento: "a soberania do meu olho do cu sobrepõe-se a qualquer ser humano, se quero cagar na rua, cago!"

    ResponderEliminar