quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Decreto-Lei Anti-Tabaco Português


Finalmente o Governo Português aprovou um decreto-lei no sentido de regulamentar a proibição de fumar em locais públicos.
No entanto, e como eu infelizmente temia, é uma medida que fica claramente aquém daquilo que os não fumadores pretendem. Isto porque o que ficou decretado foi a proibição de fumar em todos os locais públicos de frequência obrigatória, como escolas e hospitais. Basicamente sítios onde até aqui, caso imperasse o bom senso dos fumadores, o fumo do tabaco nem se deveria ver.
Apesar de 50% dos portugueses serem favoráveis à proibição do fumo nos locais públicos, como indica o sitio sic online, o nosso Governo decidiu proteger os interesses das tabaqueiras, dos donos de cafés/bares/restaurantes e dos fumadores, ignorando uma vez mais, a saúde da larga maioria dos portugueses, ou seja, dos não fumadores.
Apesar de toda a União Europeia estar a adoptar medidas anti-tabágicas a sério, Portugal continua com medidas medrosas e avulso, onde inclusive este decreto-lei permite aos proprietários dos restaurantes decidir se proíbem ou não o fumo nos seus estabelecimentos. Penso que todos nós já sabemos qual irá ser a decisão dos donos dos referidos restaurantes...
Esperemos que daqui a uns tempos (não muito distantes), um governo que se preocupe a sério com esta problemática, tome verdadeiras e realistas medidas, até lá, salve-se quem puder...!!!

2 comentários:

  1. Voltamos ao mesmo, duvido que o imposto sobre o tabaco cubra as despesas do S.N.Saúde relativas aos problemas derivados ao fumo. Mas quem sou eu?

    ResponderEliminar
  2. Num consigo ficar calada....

    Acho muito bem que não se possa fumar em todo o lado, mas os senhores que tanto criticam os fumadores e os locais para fumadores deviam fazê-lo com conhecimento de causa e não devido a uma gravidez de ignorância forçada pelos media!!!!

    Os locais ditos para fumadores deverão respeitar determinadas regras que previnem realmente que se possa prejudicar outros.

    Mas em relação a doenças cancerígenas....

    Creio também deveria ser proíbido de uma vez por todas o trânsito automóvel dentro das cidades, pois A MAIOR causa de todas, para doenças respiratórias, é a poluição maioritariamente produzidas pelos automóveis!!!

    Portanto deixem-se de cinismos e comecem primeiro por perceber que a massa que têm dentro da cabeça também faz raciocínios próprios e não serve só para acumular informação digerida pelo media!!!!

    ResponderEliminar