terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Uns números de Natal
Em 2008 as operadoras nacionais (TMN, Optimus e Vodafone) deixaram de dar números relativos às SMS trocadas na época de Natal. Em 2007 foram enviadas acima de mil milhões de mensagens (!!!) em Portugal entre os dias 21 e 25.
Este ano o número deverá estar mais abaixo devido às redes sociais (mais por vício do que por controlo de custos), mas seguramente acima dos 500 milhões.
A SIBS já revelou os números do dia 23 de Dezembro, onde houve um histórico volume de 6.8 milhões de transacções, perfazendo 380 milhões de euros.
Desde o início do derradeiro mês de 2009 até ao dia 26 movimentaram-se (entre levantamentos em ATM e compras por cartão) 4.708 milhões de euros, equivalendo a 2.9% do PIB português. CRISE, QUAL CRISE?!
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Referendo? Só quando interessa...
Portugal prepara-se para em breve, se juntar ao grupo de países em que casais homossexuais se podem casar. Contudo, e atendendo ao melindre do assunto em causa, o debate está-se a instalar na sociedade portuguesa, pois (muito) longe está o facto desta matéria ser aceite pela maioria dos portugueses.
Ao que parece, o PS havia incluído este ponto no programa eleitoral, e como tal, arroga-se no direito de não convocar os portugueses para um referendo, e assim estes decidirem em legalizar ou não os casamentos homossexuais. Como é fácil de perceber, toda a esquerda radical, igualmente defende esta decisão do PS, e considera absurdo, que se ponha sequer a possibilidade de existir um referendo.
O que na minha opinião é mais curioso em tudo isto, é que quando surgiu a possibilidade de se efectuar um referendo à Interrupção Voluntária da Gravidez (vulgo aborto), os mesmo que agora acham absurdo um referendo consideraram naturalíssimo e óbvio a realização do mesmo, pois era um assunto demasiado melindroso para ser decidido pelos políticos eleitos democraticamente pelos portugueses.
Neste sentido, só encontro duas possibilidades para esta mudança radical de opinião:
1 - O facto das sondagens apontarem para uma clara vitória do não aos casamentos homossexuais.
2 - Ou então, por considerarem que o referendo, e a vontade popular, só é relevante quando lhes interessa, ou pelo menos quando consideram que a vitória é certa.
Para terminar, quero apenas demonstrar neste espaço, o meu desagrado, pelo facto de nem sequer se aflorar a questão dos casamentos poligâmicos, indo continuar assim esquecida a clara descriminação à cultura muçulmana.
Noronha Nascimento
Noronha de Nascimento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e uma das figuras principais do Estado Português, está a conseguir ser mais conhecido pelo "apaga escutas em que se oiça um ligeiro sussurro do Sr. "Eng." José Sócrates" do que pela quantidade (considerável) de pêlos que tem nos ouvidos.
Agora a sério, se alguém conhecer a legítima esposa da curiosa figura, ou mesmo o barbeiro do senhor, chamem-lhes a atenção para eles lhe darem umas tesouradas naqueles "tufos".
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Televisão, o veneno do povo
"(...) Nos dias que correm, a televisão é um autêntico veneno, mais perigoso e letal que todos os estupefacientes do mercado - álcool inclusive. A quase totalidade da população vive agarrada a este vício, responsável por grande parte dos ataques cardíacos da nossa estatística. Porque a televisão espalha o medo, começando pelo permanente bombardeamento com a pressionante, impertinente e daninha publicidade, para acabar no papão-mor que são os noticiários, sempre ameaçadores, ditos inquietantes tom de alarme e tragédia (...)"
Excerto de um artigo de Gimba, publicado na revista "Blitz" do mês de Setembro/09
domingo, 23 de agosto de 2009
Uma Casa na Escuridão
"Eu estava rasgado por dentro. Eu estava rasgado onde existia dentro de mim. A minha memória estava atravessada por feridas de lâminas, por sangue. O meu pensamento era sangue e ossos destroçados. A morte. Tantas vezes desejei a morte. Desejei a morte sinceramente. É tão triste desejar a morte com sinceridade. É tão triste não encontrar nada na vida, olhar todas as escolhas da vida e todas serem uma só e essa única possibilidade ser a miséria e o sofrimento e a solidão definitiva."
Palavras retiradas do livro "Uma Casa na Escuridão" de José Luís Peixoto
Palavras retiradas do livro "Uma Casa na Escuridão" de José Luís Peixoto
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Os vícios consumistas...
"Os vícios consumistas, assentes na inveja e futilidade, estarão de regresso porque o capitalismo vive da abundância de mercadoria e da criação permanente de novas necessidades às pessoas, com o fim paroxístico, mas essencial à engrenagem, de as pessoas nunca se satisfazerem com as necessidades criadas. O que nos leva à questão central de, por um lado, as pessoas não poderem ser plenamente felizes porque lhes falta sempre alguma coisa e, por outro lado, da constância de estímulos exteriores, e da competição por eles, ser uma permanente fonte de instabilidade e alienação. E é da instabilidade que nasce o stress e da alienação que nascem vidas ainda mais doentias."
Excerto de um artigo de Paulo Gaião, publicado na revista "Pessoal" do mês de Junho
sábado, 13 de junho de 2009
O Anjo Ancorado
sábado, 6 de junho de 2009
Preciso de sangue...
Oskar está a entrar na adolescência. Oskar é filho de pais divorciados. Oskar é vítima de "bullying" na escola. Oskar vive os seus dias entre o medo e o desejo de vingança.
Eli é uma vampira. Eli tem 12 anos há tanto tempo que já nem sabe o que é ter 12 anos. Eli não sente o frio, não sente dor, não sente. (ponto final) Eli não quer ter amigos porque não os pode ter.
Oskar e Eli são, cada um à sua maneira (ou nem tanto), excluídos de um mundo cujo tempo vai correndo. Eles vão desenvolver uma ligação que supera a ideia de normalidade e de sociedade.
Låt den rätte komma in (Let the right one in) é um surpreendente filme Sueco realizado por Tomas Alfredson sobre a adolescência e os seus desafios, amizade e amor. Ah, tem vampirismo pelo meio, mas não se iludam, este não é um filme de vampiros.
9/10
terça-feira, 12 de maio de 2009
The Soaked Lamb live at Cabaret Maxime
No passado sábado o incontornável Cabaret Maxime recebeu mais um concerto, desta feita foram os The Soaked Lamb a mostrar a boa música que por cá se faz.
Apesar do Cabaret Maxime não possuir as melhores condições físicas para uma boa acústica, o misticismo que rodeia aquele espaço faz com que a definição sonora seja ignorada, e para além do mais, o ambiente que a banda criou, proporcionou aos muitos presentes um belo espectáculo.
Confesso que desconhecia o projecto em causa, mas após os primeiros temas, fiquei rendido ao som produzido. Tendo o blues como pano de fundo, esta banda conseguiu brilhantemente embalar a noite de sábado. Realçar ainda a presença do coro MusicArte, que participou em dois temas, tendo igualmente conseguido proporcionar uma muito boa sonoridade e uma excelente ligação com a banda.
Os The Soaked Lamb são constituídos por:
Vocals – Mariana Lima
Guitars, ukulele, blues harp, banjo – Afonso Cruz
Double bass - Gito
Piano and organ - Vasco Condessa
Sax alto, guitar, clarinet – Tiago Albuquerque
Drums and percussions – Miguel Lima
Poderão saber mais sobre esta banda no seu myspace.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
sábado, 4 de abril de 2009
Changelling
Partir para um filme sem expectativas algumas e depois ser surpreendido por uma película destas é soberbo.
Baseado em factos verídicos, Changeling conta-nos a história de uma criança que desaparece, e da luta da sua mãe em tentar desesperadamente encontrá-la. Após este desaparecimento, uma série de peripécias se sucedem, e todas elas completamente absurdas e incríveis atendendo à situação em causa.
O papel principal coube a Angelina Jolie, e inevitavelmente tem de se destacar o seu brilhante desempenho, tão soberbamente desenvolvido.
Obviamente que aconselho o filme!
8/10
sábado, 21 de fevereiro de 2009
The Curious Case of Benjamin Button
Não é fácil escrever um post sobre este filme porque tudo aquilo que disser poderá retirar o prazer a todos aqueles que neste momento lêem estas palavras e que depois o irão ver. A maior beleza desta película reside exactamente no conhecer aos poucos o viver cruzado das duas grandes personagens, sempre que uma página é virada uma nova descoberta é revelada.
Será porventura o post mais curto que fiz sobre um filme, mas espero que estas poucas palavras sejam o suficiente para vos convencer a vê-lo
8/10
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
So, everything is average nowadays...
Depois de uma surpresa tremenda que foi o concerto arrebatador dado no Rock in Rio 2008. abri os cordões à bolsa (sim, os concertos estão cada vez mais caros...querem cultura...pois) e arrisquei conduzir num dia de tempestade em direcção à Invicta.
Com o pensamento no concerto que assisti na Quinta da Bela Vista onde, para mim, foram a banda da noite (no meio de Muse, Offspring e Linkin Park) já temia que a alta expectativa saísse furada. A verdade é que saiu. Os Kaiser Chiefs são donos de um considerável número de singles "orelhudos", dão um bom espectáculo e estão constantemente a puxar pelo público (este era constituído em grande parte por sub-21s, o que não abona muito em meu favor), mas não passam da mediania. As coreografias são tão dispensáveis...
Ficou-me retido principalmente a energia de Ricky Wilson, fugir dos seguranças, ir para as galerias e atirar-se para um mar de gente não é para todos...
Do alinhamento destaco a sempre animada "Everyday I love you less and less", "Na na na na na", "I predict a riot", "Angry mob" e "Oh my god".
Se me tivessem reembolsado 30% do bilhete ficaria feliz.
Kaiser Chiefs - Coliseu do Porto - 31 Jan 2009
Spanish Metal
Everyday I Love You Less and Less
Everything Is Average Nowadays
Heat Dies Down
You Want History
Ruby
Thank You Very Much
Good Days Bad Days
Na Na Na Na Na
Modern Way
Half The Truth
Never Miss a Beat
I Predict a Riot
Take My Temperature
The Angry Mob
Tomato In The Rain
Can't Say What I Mean
Oh My God
Com o pensamento no concerto que assisti na Quinta da Bela Vista onde, para mim, foram a banda da noite (no meio de Muse, Offspring e Linkin Park) já temia que a alta expectativa saísse furada. A verdade é que saiu. Os Kaiser Chiefs são donos de um considerável número de singles "orelhudos", dão um bom espectáculo e estão constantemente a puxar pelo público (este era constituído em grande parte por sub-21s, o que não abona muito em meu favor), mas não passam da mediania. As coreografias são tão dispensáveis...
Ficou-me retido principalmente a energia de Ricky Wilson, fugir dos seguranças, ir para as galerias e atirar-se para um mar de gente não é para todos...
Do alinhamento destaco a sempre animada "Everyday I love you less and less", "Na na na na na", "I predict a riot", "Angry mob" e "Oh my god".
Se me tivessem reembolsado 30% do bilhete ficaria feliz.
Kaiser Chiefs - Coliseu do Porto - 31 Jan 2009
Spanish Metal
Everyday I Love You Less and Less
Everything Is Average Nowadays
Heat Dies Down
You Want History
Ruby
Thank You Very Much
Good Days Bad Days
Na Na Na Na Na
Modern Way
Half The Truth
Never Miss a Beat
I Predict a Riot
Take My Temperature
The Angry Mob
Tomato In The Rain
Can't Say What I Mean
Oh My God
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)