quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mas os pedintes e os artistas...


"Mas os pedintes e os artistas são apenas uma pequena parte da população de vagabundos. São a aristocracia, a elite dos caídos. Muito mais numerosos são aqueles que não têm nada para fazer, sem sítio para onde irem. Muitos são bêbedos, mas este termo não faz justiça à devastação que eles representam. Carcaças de desespero, cobertos de trapos, rostos feridos e a sangrar, arrastam-se pelas ruas como se levassem correntes nos pés. Dormem nas entradas das casas, oscilam insanamente pelo meio do tráfego, caem nos passeios - parecem estar em todo o lado sempre que nos damos ao trabalho de os procurarmos. Alguns morrerão de fome, outros sucumbirão às intempéries, e muitos outros serão espancados ou queimados ou torturados."


Palavras retiradas do livro "A Trilogia de Nova Iorque" de Paul Auster

domingo, 7 de setembro de 2008

In Bruges

In Bruges foi escrito e realizado por Martin McDonagh, e é sem dúvida alguma uma grande película.
O filme aborda uma dupla de assassinos profissionais, que estão a fazer tempo na cidade Belga, após um trabalho mal sucedido em Londres. Enquanto permanecem nesta cidade, criam laços entre si, e começam a reflectir sobre aquilo que tem sido a sua vida, o modo como a encaram e em simultâneo como visualizam a morte.
A forma como o realizador abordou a cidade de Bruges foi notável, pois para além de no final do filme ficar-se com a sensação de que só ali a rodagem podia ter sido feito, pois a forma como o realizador conseguiu gerir todo o simbolismo que esta cidade granjea com a história em causa ser sublime, fica-se igualmente com uma vontade imensa de conhecer a cidade.
Acrescento só que o elenco principal conta com Breadan Gleeson, Ralph Fiennes e Colin Farrell, todos eles com desempenhos notáveis e magistrais.
Para quem gosta de cinema de qualidade, aconselho-o vivamente.

8/10