sexta-feira, 24 de março de 2006

Sem titulo

Hoje foi-me dita uma frase, que supostamente foi proferida por um jovem durante uma conferência que tinha como temática a droga, que considero excelente.
Então o que o suposto jovem disse sensivelmente a meio da conferência foi: "Comecei a brincar com a droga, agora a droga brinca comigo"

segunda-feira, 20 de março de 2006

TSI


A volkswagen apresentou o novo Golf GT 1.4 TSI com 170 cv. Tal facto representa uma pedra num charco de hegemonia, preconizada pelo domínio do diesel.

O motor 1.4 TSI é o primeiro propulsor duplamente sobrealimentado, tecnicamente designado TSI. Trata-se de uma motorização compacta de 1.4 litros, com injecção directa a gasolina, capaz de desenvolver 170 cv de potência máxima e um binário máximo de 240 Nm disponível entre as 1750 e as 4500 rpm. Estes impressionantes valores são possíveis graças à dupla sobrealimentação, que combina um turbo accionado pelos gases de escape com um compressor volumétrico accionado mecanicamente.
Ou seja, para os baixos regimes é usado o compressor e para as altas rotações o turbo, interligados em série. Este sistema faz com que a linearidade da resposta seja notável, ao contrário do que acontece nos carros “turbinados” a diesel, onde a resposta é “on/off” (ou há muita potencia ou a mesma não existe).
Tanta potência geralmente significa consumos altos, mas não neste caso onde a marca apresenta um consumo combinado de 7.2L por cada 100 km percorridos. No entanto se a baixa cilindrada deste propulsor adivinha uma redução no IA, e consequentemente uma redução no PVP, tal não se verifica no preço final. Cerca de 30 000€ é o que custa este VW, no entanto como nota de rodapé, é o mesmo preço pedido pelo mesmo Golf 1.9 TDI com 105 cv, ou até pela versão 1.6 FSI de 115 cv.

terça-feira, 7 de março de 2006

Mas por que raio...??!!

Mas por que raio neste país à beira mar plantado a culpa morre sempre solteira, ou então a culpa é sempre dos outros??!!
Mas por que raio ouvimos ex-ministros das finanças a pronunciar-se sobre a actual situação ecónomico-financeira do país, e nenhum deles assume, nem que seja um ínfima quota parte de culpa da nossa actual situação e consideram sempre que a culpa foi dos outros, e todos eles continuam a dar palpites aos actuais ministros sobre como governar, sendo que estes senhores dão estes palpites com uma elevada atitude de arrogância e prepotência, como se eles fossem os detentores de toda a verdade e de todo o saber??!!
Mas por que raio o nosso actual Primeiro-Ministro apesar de todos, excepção feita aos membros do seu governo e partido que o apoia, defenderem que Portugal não deveria investir na construção do novo aeroporto na Ota, e que não deveria investir no TGV, e apesar de tudo, numa atitude autista, os investimentos irem mesmo por adiante??!!
Mas por que raio, nenhum político, ou melhor, nenhuma pessoa influente, é condenada neste país??!!
Mas por que raio, depois da adesão de Portugal à antiga C.E.E., e ano após ano de enormes injecções financeiras, Portugal estar no estado em que está??!!
Mas por que raio...??!!

quarta-feira, 1 de março de 2006

Falta de respeito

É incrivel a falta de respeito que muitos sujeitos diariamente apresentam face aos outros, e vários são exemplos que se podem dar.
Para mim falta de respeito, vai muito para além de alguém não ceder o seu lugar num transporte público a um idoso ou a uma grávida, de estar ao lado de um caixote de lixo, e insistir em mandar para o chão o papel que tem na mão...
Hoje, por sinal, assisti e vivi, duas situações que são casos paradigmáticas desta enorme falta de respeito que certas pessoas insistem em ter face aos outros.
Uma das situações foi o facto de ter requisitado um livro numa biblioteca, e tal não é o meu espanto quando chego a casa e o começo a folhear, e reparo que o referido livro está quase desde o seu inicio ao seu fim, totalmente sublinhado e com indicações escritas à mão nas margens. Ou seja, o dito(a) iluminado(a) que antes de mim havia requisitado o livro, decidiu esquecer-se que o livro que possuía, não era seu, mas de todos, de todos aqueles que por um outro motivo, também irão utilizá-lo, e que aquilo que havia efectuado no livro, somente era para seu interesse e para mais ninguém.
A outra situação foi mesmo ao sair da porta da rua, então deparo-me com este cenário: estão dois cãezinhos a efectuaram as suas necessidades fisiológicas (defecar) em pleno passeio, com a sua dona a assistir, e logo após os seus animaizinhos terem acabado o que tinham iniciado, a referida pessoa, como se nada fosse consigo, virou costas e foi-se embora, ignorando a responsabilidade que tinha em apanhar aquilo que os seus animais de estimação haviam deixado em pleno passeio, pois, mais tarde ou mais cedo, alguém mais distraido, irá concerteza pisar algo que não desejaria.
É impressionante o quanto as pessoas insistem em olharem somente para o seu umbigo esquecendo-se que o mundo não gira somente à sua volta, bem pelo contrário, está muito para além delas, elas são apenas uma roda dentada em toda esta engrenagem que é a sociedade e o mundo. Era bom que as pessoas parassem um bocadinho para pensar, e reflectissem nas atitudes que diariamente têm e a influência que estas têm nos outros.